Mais um enfermeiro português, que não se encontrava contente com o seu país - a ocidental praia lusitana, e decidiu expandir os seus horizontes

sábado, 9 de junho de 2012

Diferenças entre cultura hospitalar portuguesa e cultura hospitalar inglesa - O Enfermeiro especialista

Hoje, também faz sentido, eu criar um novo espaço neste blog. Esse espaço pretende demonstrar várias diferenças entre a cultura hospitalar portuguesa e inglesa... e a primeira é:

Especialidades em enfermagem: O contraste da transversalidade  das especialidades em Portugal com a especifidade inglesa


Enquanto que em Portugal as nossas especialidades estão organizadas por áreaas transversais da enfermagem:
- Comunitária e saúde pública;
- Familiar;
- Materna, obstetrícia e ginecologia;
- Criança e Jovem;
- Pessoa em situação crítica;
- Mental;
- Reabilitação
Sem falar das áreas futuras a surgir que se não me engano serão adulto e idoso separadamente.

No Reino Unido o enfermeiro especializa-se conforme a área especifica de actuação, por exemplo em algumas semanas de trabalho já registei as seguinte especialidades:
- Cardiologia;
- Dor;
- Hepato-biliar e pâncreas;
- Neurologia;
- Intensivos,
etc etc etc.
Dado á evolução que estamos a observar nas especialidades portuguesas, começo a sentir seriamente que vamos caminhar para a realidade inglesa. Que e olhando para o panorama não é errada mas se formos a analisar pelo que a enfermagem representa, não aborda o paciente de uma forma holística, permite só a existência de cuidados altamente especializados, retirando um pouco da sobrecarga que os médicos têm... Mas e repito sai um pouco da essência da enfermagem pelo que consegui analisar.

Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário