Mais um enfermeiro português, que não se encontrava contente com o seu país - a ocidental praia lusitana, e decidiu expandir os seus horizontes

terça-feira, 30 de agosto de 2011

NMC - Como me inscrevo?

Talvez, para quem pretende embarcar numa aventura semelhante à minha, este será um post importante... Para a inscrição no NMC, o que necessário?

Antes de mais o fundamental: NMC ou Nursing and Midwifery Council é o orgão regulador da enfermagem no Reino Unido. É o equivalente à nossa Ordem dos enfermeiros, mas e ressalvo já, nalguns pontos muito mais evoluída que a nossa estimada e querida OE...


Primeiro Passo - The Beggining...
Entrar no portal electrónico do NMC e aceder ao seguinte link - LINK, aqui terão que preencher os dados para o documento ser enviado para vossa casa e então começarem a tratar da verdadeira burocracia necessária. http://www.nmc-uk.org/Registration/Joining-the-register/Trained-in-the-EU-or-EEA/ . O sistema está um pouco alterado, mas neste momento já podem fazer o pedido do pack inicial via site

Segundo Passo - Os Documentos Perdidos
Documentação que é necessária: (ou que eu precisei de tratar):
- Diploma de Curso (1);
- Certidão curricular ou Suplemento ao diploma (2) (Acho que já é obrigatório a facultação do suplemento, este é fornecido pela Instituição Superior e terá a informação semelhante à certidão curricular, em português e em inglês, sendo entregue com o diploma ou posteriormente e gratuito);
- Certidão da Ordem dos enfermeiros (3)  (deverá ser pedido na secção correspondente, dirigido ao Presidente do Conselho directivo regional e nesta deverá constar que o detentor do título de enfermeiro em portugal se encontra habilitado ao exercicio profissional, que nada consta no registo disciplinar e por fim que o nosso titulo respeita as formaçoes estabelecidas no artigo 31 e nas directivas europeias do parlamento europeu, relativo ao reconhecimento das qualificações profissionais)
- Certidão de registo criminal (4) (evitem lojas dos cidadão, procurem nas vossas freguesias ou próximas um posto de apoio ao cidadão e lá não encontraram filas)
- Certidão de nascimento internacional (5) (Nas conservatórias)
- Passaporte (6)
Neste processo de procura da documentação apontem para gastar perto de 100-150 euros no mínimo...

Terceiro Passo - Traduções, autenticações e complicações
Este é talvez o passo mais complicado e dispendioso deste processo, isto porque não existe grande consenso sobre o que se encontra pelos outros blogs. Necessitam de traduções como é obvio, e as fotocopias autenticadas servem essencialmente para os vossos originais não ficarem no NMC. Bem, no meu caso, felizmente detive a ajuda de uma Professora de Inglês - Francês com as traduções e desloquei me a uma conservatoria na Povoa de Santa Iria onde pelas traduções ( Documento 1,2?,3,4) mais fotocopias autenticadas (2?,5 e 6) paguei a módica quantia de 75 euros, muito mais acessivel do que na maior parte dos locais a norte e sul! Para a certificação das traduções precisam de alguém convosco que certifique as mesmas de preferência, o próprio tradutor. No meu caso, não foi necessário, mas se necessitarem de apostila, tem que se dirigir à Procuradoria Geral da República e pagarem 12 euros por documentos.
Outro ponto, é necessária a assinatura e a vinheta do vosso médico de família a atestar que se encontram saudáveis
Essencial, deterem todos os documentos que referi e assinaturas. Ao terminarem este processo, juntem tudo num envelope e enviem para a morada do NMC. Importante, envio ser registado. Este processo permitira seguirem o percurso do envelope do ponto de partida ao ponto de chegada.

Quarto Passo - Esperar, receber a confirmação e pagar
A espera será cerca de 4-6 semanas até terem a confirmação que foram aceites no NMC. Recebendo a confirmação terão que efectuar o pagamento , 74 pounds. Terá que ser feito, por cartão de crédito ou débito e estando em contacto com o NMC ao mesmo tempo que efectuam o pagamento. Eu, pessoalmente, tive hipotese de aceder a outra via. Se tiverem conhecidos ou familia a trabalhar no Reino Unido, será uma via que devem ponderar seriamente. Juntamente com as informações para proceder ao pagamento, receberão um documento para assinarem e atestarem mais uma vez que se encontram de boa saúde

Quinto Passo - Finalmente, processo terminado

Após esta aventura o processo termina, quando recebem em casa primeiro um documento a dizer o vosso Pin Number e outro onde recebem o Pin card e outros documentos para preencherem (posteriormente, já no Reino Unido).

Finalizado o processo, estará a hora de partida a chegar... Espero que tenha sido claro! Dúvidas, coloquem que responderei!

Até ao próximo post!

4 comentários:

  1. Olá..
    adoro o teu blog.. para alguém que está a pensar emigrar como eu é um óptima ajuda!
    Só uma questão.. o campo no application pack em que fala sobre good character quem o assinou? o médico de família também?

    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Se bem me recordo... Porque o alzheimer ja nao ajuda a parte do bom caracter es tu que assinas, mas ponho duvidas se não é a declaraçao da ordem... Já vai um tempo e teria que voltar a ver o documento novamente..

    Cumprimentos e obrigado por seguires o blog:D

    ResponderEliminar
  3. Sim, a declaração da OE fala disso (e eu já a tenho)..mas fico em duvida se o campo é para mandar vazio..
    Obrigada pela ajuda :)

    ResponderEliminar
  4. Sim, não é importante... Importa é teres a declaração!

    ResponderEliminar