Mais um enfermeiro português, que não se encontrava contente com o seu país - a ocidental praia lusitana, e decidiu expandir os seus horizontes

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Uma reflexão necessária: O paradigma da enfermagem numa Nursing Home

Após 3 meses, penso que esta é a altura indicada para reflectir sobre a enfermagem no Reino Unido e a enfermagem numa Nursing/Care Home.

É necessário esclarecer que: preparem que existe bastante (mesmo) para escrever aqui. Tudo tem documento, tudo tem de ser preenchido/planificado. Assim, o enfermeiro numa Nursing/care Home acaba por ficar um pouco arredado da prestação directa dos cuidados de enfermagem (tendo em conta a realidade portuguesa. Este passa a ser mais um planificar dos cuidados, gestor dos acontecimentos durante um turno e o mediador principal da equipa com agentes externos que complementam os cuidados aos residentes (por. Médico ou GP), equipa intradisciplinar e claro família. Cabe também ao enfermeiro administrar terapêutica, realização de pensos e claro toda a avaliação fisica e cientifica do residente. O trabalho mais físico que em Portugal realizamos, esse é entregue aos Health Care Assistants.

Numa Nursing Home e dado ao seu cariz mais "humano" a ciência que é a enfermagem é um pouco colocada de parte. Na minha opinião numa Nursing Home o foco de actuação é mais centrado nas necessidades básicas da pessoa, como se estivessemos perante uma cadeira de fundamentos de enfermagem no primeiro ano. Ou seja, sem abordar directamente a multipatologia que os residentes detém.

Assim, o enfermeiro tem que desenvolver mais competências comunicacionais, de gestão de equipa e planificação a longo prazo dos cuidados, do que propriamente competências cientificas.

Apesar de gostar do que faço, não me vejo daqui a ano e meio a trabalhar em Nursing home. Preciso de voltar para um ambiente hospitalar, que permita desenvolver as competencias mais cientificas para o enfermeiro....

Até à próxima

3 comentários:

  1. Eu desistia da ideia de meteres imagens dessas nos teus posts. Vem ai o meu lado troll.
    Interpretação da Imagem 1:
    "Eu sou uma enfermeira licenciada que ao transportar uma toalha, trás também um jarro sem copo, porque esta senhora quer escovar os dentes mas eu vim regar as plantas."
    Interpretação da Imagem 2:
    "Olá, eu sou o enfermeiro bonzão que fez casting para a Anatomia de Grey mas não conseguiu, por isso fui muito ao ginásio e investi em aulas de pose fotográfica"

    ResponderEliminar
  2. boa tarde
    ma vez que estou a pensar candidatar me a uma nursing home gostaria de te perguntar:
    -através de que agência te candidataste?
    -quantas horas semanais realizas e como estão divididos os teus turnos?
    -qual o teu ordenado?
    desculpa as perguntas, aguardo com expectativa

    vania

    ResponderEliminar
  3. Ola!
    Antes de mais obrigado pelo comentario!
    Candidatei me atraves da BPL!
    Faço 42 horas mensais e os meus turnos de 6 ou 12 horas;) Quanto ao ordenado é semalhante ao NHS;)

    Espero que seja util a info;)

    Cumps

    ResponderEliminar